17 Feb21:30

Ações garantem preservação do gramado do Farol da Barra pós-Carnaval

Para evitar que o gramado de um dos principais cartões postais de Salvador sofresse danos no Carnaval, a Prefeitura, através da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), cercou todo o entorno do Farol da Barra durante os dias de folia. Como resultado da ação, o gramado está intacto, o que possibilita que moradores e turistas possam usufruir da área verde saudável e ainda mais bonita.

Nesse período de resguardo do local, a Secis também realizou o plantio de novas placas de grama e adubação nas áreas onde se faziam necessárias a intervenções, além da manutenção preventiva no sistema de irrigação local. “Essa preservação no período do Carnaval foi uma ação muito importante, porque evitou o pisoteio e possibilitou a oportunidade de manutenção, fazendo com que a área esteja mais preparada para enfrentar a movimentação da alta estação", explicou o secretário André Fraga.

Novo gramado – O novo gramado é parte integrante da ação de requalificação do entorno do Farol da Barra, entregue pela Prefeitura em dezembro do ano passado. Foram substituídos 2,4 mil metros quadrados de grama da espécie Esmeralda, que se adapta bem ao solo e clima soteropolitanos.

A grama é regada de forma eletrônica e programada, e, quando chove, não há desperdício de água. O solo foi rebaixado cerca de 40 centímetros, recebeu adubo e terra vegetal para estar apto ao replantio. Também foi construída uma nova calçada no centro do gramado e mirante na parte traseira do Farol para contemplação.

Além do gramado, as intervenções abrangeram ainda recomposição de pedras portuguesas, guarda-corpos em aço inox, acessibilidade (o mirante tem degraus para as pessoas sentarem) e nova iluminação cênica. O investimento foi de, aproximadamente, R$ 800 mil.