09 Feb18:39

Ambulantes contam com 80 chuveiros gratuitos durante o Carnaval

Sair de casa e só retornar na Quarta-feira de Cinzas é a realidade da maioria dos ambulantes que trabalha durante o Carnaval de Salvador. Pensando em melhorar as condições de trabalho desses profissionais, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), disponibilizou 80 chuveiros em pontos estratégicos da folia.

Oito contêineres (com 10 posições de chuveiro cada um) foram instalados no Politeama (próximo ao Orixás Center); no viaduto Mãe Menininha do Gantois (ligação Campo Grande/Canela); e nas Avenidas Centenário e Ademar de Barros (Ondina). Cada local conta com dois contêineres instalados para atender aos ambulantes credenciados.

O uso dos chuveiros é gratuito e o funcionamento acontece das 5h às 17h, todos os dias de Carnaval. “Nossa intenção foi dar maior conforto e possibilidade de asseio aos ambulantes que trabalham no Carnaval, pois muitos deles não retornam às suas residências e ficam no espaço até o fim do Carnaval”, explica o gestor da Semop, Marcus Passos.

Postos de trabalho - Foram disponibilizados 10 mil postos de trabalho para o comércio informal; 2,5 mil licenças (isopor grande/ pequeno); 500 licenças diversas (food-truck, baianas de acarajé, carrinhos diversos (pipoca, sorvete, mingau, água de coco e outros), além de barracas. São proibidos o trabalho infantil e adolescente, além da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, sob pena de cassação imediata da licença.