09 Feb20:03

Carnaval do Centro Histórico “bomba” com espaços da Prefeitura

Salvador tem muita história para contar, não apenas aquela que é passada boca a boca. Boa parte dessa história está contada no Centro Histórico, que preserva a memória cultural da cidade. Para valorizar essa cultura, a Prefeitura tem destinado grandes esforços para a requalificação dessa parte de Salvador, e no Carnaval não seria diferente, quando foi montada uma programação para os foliões que desejam misturar história e muita animação.

A mistura rítmica vai ficar por conta do Palco Multicultural, no Terreiro de Jesus, desta sexta-feira (9) a terça-feira (13), com mais de 20 atrações, como Diamba, Mosiah, Rael e Nova Saga. As atrações têm início às 18h. Na praça Castro Alves, o pôr do sol vai ser mais um cenário carnavalesco, com direito a shows de Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Davi Moraes, Moraes Moreira, Àttøøxxá e Armandinho, de domingo (11) a terça-feira (13), às 18h.

Para quem curte o bom e velho samba, ritmo nascido na Bahia, o Terreiro do Samba, na Praça da Cruz Caída, terá uma programação específica em homenagem ao ritmo, a partir deste sábado (10) até terça-feira (13), começando às 18h. São 20 atrações, entre elas Chocolate, Samba de Farofa, Fora da Mídia e Pagode Total. O Circuito Batatinha é outro velho conhecido dos baianos, completando o clima de nostalgia e muita animação, revivendo os antigos carnavais.

Revitalização - Um dos esforços para revitalização da região vem por meio do programa Salvador 360, voltado ao desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, totalizando um investimento inicial de R$ 200 milhões nos próximos quatro anos. A iniciativa contempla ações de requalificação de equipamentos e outros espaços e até incentivos fiscais para quem quiser ocupar imóveis que não estão sendo usados.

A Casa do Carnaval também é fruto da política de requalificação do Centro Histórico. Inaugurada este mês, é o primeiro museu dedicado exclusivamente ao Carnaval na Bahia. Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões para a implantação. O espaço apresenta aos turistas e cidadãos toda uma tradição carnavalesca da cidade em que nasceu o trio elétrico, um dos ícones do carnaval de rua. Completam tudo isso a programação do Pelourinho Dia e Noite, que movimenta as ruas do Centro Histórico com atrações culturais.