09 Feb22:24

Trios vistoriados e aprovados para o Carnaval chegam a 120

A vistoria dos trios para o Carnaval foi encerrada às 18h desta sexta-feira (09). Foram 121 veículos que deram entrada na área montada no antigo Aercolube, sendo que 120 concluíram a vistoria e receberam autorização para sair nos circuitos da folia de Salvador. Apenas 1 caminhão-trator, que serviria de carro reserva, desistiu da vistoria.

Na lista dos itens avaliados estão: protetor de rodas, guarda-corpo (espécie de proteção para as pessoas em cima do trio), altura do veículo, largura, comprimento, peso, capacidade, funcionamento da comunicação entre cabine e palco, gerador, e mais a documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico.

Os inspetores também verificaram as condições de sanitários e lanchonetes, que precisam atender às normas da Vigilância Sanitária. Tudo estando em ordem, um adesivo é colocado no para brisa do trio. Um dos coordenadores da vistoria, major Sérgio Almeida alertou para a necessidade de dar atenção a pequenos detalhes. “É comum lâmpadas queimadas e fios desconectados, problemas fáceis de resolver”, avisou.

A ação fora executada por uma força-tarefa formada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA), secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e da Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), além da Superintendência de Telecomunicações da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, o serviço de vistoria é essencial para garantir que os veículos circulem nas melhores condições nos circuitos, dando maior segurança aos foliões. “Vale ressaltar que a vistoria dos carros e o licenciamento dos blocos são obrigatórios para poder participar do Carnaval”, explicou.